A americana Beyond Meat, uma das principais indústrias no mercado de plant-based, fechou o quatro trimestre de 2022 com um prejuízo líquido de US$ 66,9 milhões, contra um resultado negativo de US$ 80,4 milhões no mesmo período de 2021. Já o prejuízo por ação diminuiu de US$ 1,27 para US$ 1,05, enquanto analistas previam uma perda mais acentuada por ação de US$ 1,18, de acordo com o FactSet.
A receita caiu para US$ 79,9 milhões nos últimos três meses de 2022, inferior aos US$ 100,7 milhões no mesmo período do ano anterior. Analistas consultados pela FactSet esperavam um resultado de US$ 75,8 milhões.
A empresa reportou uma queda de 17% nas vendas de supermercado e um recuo de 30% nas entregas para restaurantes nos EUA no trimestre. A receita internacional também caiu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ainda assim, a Beyond Meat conseguiu reduzir suas despesas em quase um terço como parte de um plano de reestruturação e disse que está progredindo na melhoria de suas margens e na redução de estoques.
“Estamos fazendo um progresso sólido em nossa transição para um modelo de crescimento sustentável, que enfatiza a obtenção de operações de fluxo de caixa positivo no segundo semestre de 2023”, disse o presidente e diretor-executivo Ethan Brown.
Para 2023, a companhia prevê que a receita caia entre US$ 375 milhões e US$ 415 milhões, acima das expectativas dos analistas de US$ 391,2 milhões para o ano, de acordo com a FactSet. A empresa reportou US$ 418,9 milhões em receita para 2022.
A Beyond Meat disse também que continua pressionada pela crescente concorrência, inflação e preocupações com a recessão.
Fonte: Valor Econômico.