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Rabobank BBQ Index 2023 mostra que churrasco está mais caro esse ano nos EUA

O Rabobank BBQ Index de 2023 revela que um churrasco para 10 pessoas custará quase US$ 100 este ano, já que a inflação está alta – alta de 31% desde 2018 para experiências sobre bens duráveis.

Enquanto as famílias nos EUA se preparam para comemorar o 4 de julho com a tradição consagrada de um churrasco no quintal, é difícil ignorar que os preços quase recordes dos alimentos consumiram uma grande parte dos orçamentos domésticos. Para cima e para baixo nos corredores do supermercado, vimos etiquetas de preços pesadas que são difíceis de engolir.

Uma miríade de forças macroeconômicas – a guerra Rússia-Ucrânia, seca severa, salários mais altos e custos crescentes de insumos agrícolas, transporte e energia – se combinaram para alimentar a inflação de base ampla em toda a cadeia de suprimentos. Diante desse cenário desafiador, o consumidor permanece notavelmente resiliente.

O Rabobank BBQ Index de 2023, que mede o custo dos ingredientes básicos para um churrasco de 10 pessoas, mostra que custará US$ 97 para oferecer um churrasco no Dia da Independência este ano, contra US$ 73 em 2018. De fato, a inflação está esquentando, particularmente os preços dos alimentos, que subiram 31% nos últimos quatro anos, marcando o maior pico de quatro anos desde a crise do petróleo no final dos anos 1970.

Separadamente, os preços do refrigerante, com alta de 53%, do pão branco, com alta de 51%, e da batata frita, com alta de 46%, registraram a maior inflação na mesa do churrasco. Nesse período, os preços do frango também subiram 37%, o da alface, 29%, e o da carne moída, 25%. A cerveja, a maior despesa no Rabobank BBQ Index, viu seus preços subirem 22% nos últimos quatro anos.

No entanto, após uma pandemia prolongada que deu início a uma era de dificuldades econômicas e distanciamento social, muitos consumidores – principalmente aqueles com menos de 40 anos – agora priorizam experiências em detrimento de mercadorias. De fato, os consumidores desde então valorizam a socialização e a promoção de relacionamentos. Apesar do choque dos preços no supermercados, o custo não é a principal preocupação quando se procura reunir pessoas ou comemorar um marco.

“Os consumidores levaram alguns socos pesados, mas ainda estão de pé”, disse Tom Bailey, analista sênior de alimentos de consumo do Rabobank. “Eles estão sendo perspicazes em áreas que não enriquecem as experiências, ao mesmo tempo em que cedem ao desejo de fazer alarde onde é mais importante. Com essa mentalidade, procuram gastar para aquecer este verão com carnes e bebidas de qualidade – a receita para um churrasco memorável.

Para ter certeza, a tendência de “experiência sobre as coisas” estava surgindo antes da Covid, impulsionada por mudanças demográficas significativas, principalmente entre a geração do milênio e a Geração Z. Mas a tendência desde então se acelerou, pois a ausência só fez o fogo queimar mais forte. Numerosos estudos acadêmicos mostraram que as pessoas obtêm mais felicidade de suas experiências do que de suas posses. Entre os baby boomers, os gastos com viagens e alimentação aumentaram graças, em parte, a um ajuste de custo de vida de 8,7% em seus benefícios da Previdência Social neste ano.

Enquanto isso, um mercado de trabalho saudável também ajuda no consumo. O relatório de empregos de maio mostrou que o desemprego está em 3,7% – abaixo do pico pandêmico de 14,7% há apenas três anos. “O trabalho constante torna mais fácil justificar o aumento dos gastos quando os orçamentos estão apertados”, disse Bailey. “Em vez de negociar para baixo para suavizar o golpe da inflação teimosamente alta, podemos ver os consumidores comprando mais produtos premium.”

E, embora existam disparidades de demanda entre as faixas de renda, os consumidores relutam em desistir de indulgências com a comida. “A carne bovina ainda é muito popular diante da inflação persistente”, disse Lance Zimmerman, analista sênior de proteína animal do Rabobank. “Durante o verão, você verá bifes e hambúrgueres atingirem altos volumes de vendas.”

Nas últimas semanas, houve algum alívio de preços para os atacadistas de soft commodities. O índice de preços de alimentos da FAO, que acompanha as mudanças nos mercados internacionais de commodities alimentares, caiu 22% em relação à alta de maio de 2022. Ainda assim, caçar pechinchas pode ser a maneira de evitar problemas, já que as lojas de varejo tendem a ficar para trás dos atacadistas em pelo menos seis meses. “Em vez de os varejistas simplesmente baixarem seus preços, é mais provável que vejamos descontos temporários e promoções durante esta temporada de churrasco de verão”, disse Bailey.

Fonte: The Dairy Site, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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