Através de um convênio assinado ontem (01), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investirão R$ 5,15 milhões na capacitação profissional de 30 mil pequenos produtores, agricultores familiares e trabalhadores rurais envolvidos em treze cadeias produtivas agroindustriais em dezenove estados do País.
O presidente do Senar e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio Ernesto de Salvo, explicou que o objetivo do programa “Cadeias Produtivas Agroindustriais” é melhorar a formação e garantir mais renda aos pequenos produtores. A programação incluirá dois mil cursos com 80 mil horas para aprimorar conhecimentos tecnológicos dos profissionais.
Serão capacitados os profissionais envolvidos nas operações de produção e processamento dos produtos agropecuários das seguintes cadeias: pecuária de leite, pecuária de corte, cotonicultura, bovinocultura, caprinocultura, mandioca, agricultura orgânica, floricultura, apicultura, fruticultura, fruticultura do cerrado, derivados de cana-de-açúcar e turismo rural. O convênio prevê ainda o levantamento de dados sobre canais de comunicação usados para a difusão de tecnologias no meio rural, associações, comercialização e diversidade de produtos derivados das treze cadeias.
Fonte: Departamento de Comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), adaptado por Equipe BeefPoint