Frigol espera maior produção e menor receita
12 de setembro de 2023
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 12-setembro-2023
13 de setembro de 2023

Alerta vermelho: Inmet indica novas chuvas fortes no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que significa “grande perigo” para esta quarta-feira (13/9), com previsão de chuvas intensas em diversas áreas do Rio Grande do Sul devido a um sistema de baixa pressão. As áreas em destaque para receber os maiores volumes são: centro, sul, oeste e noroeste do Estado.

O aviso para maior risco vai até o meio-dia desta quarta, com potencial para “grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco”.

As instruções são para desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas e acompanhar atualizações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Segundo alerta vermelho emitido pelo Inmet, como complemento do primeiro — Foto: Inmet/Reprodução

Entre quarta e quinta-feira (14/9), um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do Rio Grande do Sul e alinha a passagem de uma nova frente fria, informa o instituto.

“Os maiores acumulados de chuva vão se concentrar entre a faixa central, sul e oeste do Estado do Rio Grande do Sul, com volumes entre 100 e 150 milímetros, com acumulados pontuais de 200 mm, até quinta-feira”.

Já na faixa norte e nordeste, a chuva pode ficar entre 80 e 100 mm. Nas áreas da região metropolitana de Porto Alegre, os volumes se aproximam, ou até mesmo superam, os 100 mm.

A partir de sexta-feira (15/9), a frente fria avança para Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo, e só aí o tempo fica seco no Rio Grande do Sul, com madrugadas frias e tardes quentes.

Em relação às temperaturas, os termômetros caem bastante em toda a região Sul entre quarta e quinta-feira devido à grande cobertura de nuvens e também à chuva. Entre quinta e sexta-feira, uma massa de ar frio começa a atuar e há possibilidade de geada em áreas dos três Estados.

Fonte: Globo Rural.

Os comentários estão encerrados.