Preço da carne bovina deve aumentar ainda este ano; entenda o motivo
13 de setembro de 2023
Una-se à Nossa Missão: Consultor Comercial – Especialista AgroTalento + Alpaca + BeefPoint
13 de setembro de 2023

Imea: Abate de bovinos atinge recorde em agosto

Em agosto, o Estado de Mato Grosso registrou o maior volume de abates de bovinos da série histórica, com 581,51 mil animais abatidos, representando um aumento de 10,43% em relação a julho, de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Destaca-se um aumento de 21,76% no abate de machos em comparação com julho, enquanto o abate de fêmeas começou a diminuir, com uma queda de 2,53% em agosto. O aumento no abate de machos foi impulsionado por bovinos mais jovens, entre 13 e 24 meses.

A queda nos preços da arroba bovina em Mato Grosso permitiu que os frigoríficos aumentassem sua margem do equivalente físico para 5,16% na primeira semana de setembro, o maior nível desde novembro de 2019. Isso ocorreu devido à desvalorização dos preços da matéria-prima (boi gordo), que acumulou uma queda de 29,93% desde janeiro até a primeira semana de setembro.

A recuperação da margem do equivalente físico proporcionou alívio para as indústrias, que enfrentaram pressões durante o período de alta nas cotações. Em 2021, a margem média estava em -12,13% e permaneceu negativa até o primeiro semestre de 2023, pois a indústria não conseguia repassar o aumento do boi gordo para os preços no atacado.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.