Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 04-outubro-2023
5 de outubro de 2023
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 05-outubro-2023
6 de outubro de 2023

Sul do Brasil pode ter chuva de um mês inteiro nos próximos cinco dias

A região Sul do Brasil deve ter muita chuva até o fim da semana. A previsão é de chover até domingo (8/10) um volume próximo ou até superior à média de outubro inteiro nas três capitais da região Sul. Em Florianópolis, a tendência é de 220 milímetros de chuva, ultrapassando com folga a média de 153 mm para o mês. Em Curitiba, deve chover 200 milímetros, acima da média de 160 mm. Em Porto Alegre, estão previstos 110 milímetros de chuva, próximos da média de 153 mm para outubro.

O Estado de Santa Catarina tende a ser o mais afetado pelas fortes chuvas, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. As informações são da Climatempo.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, essa é mais uma situação de alerta total para muita chuva no Sul do Brasil. “Está acontecendo de novo uma queda acentuada da pressão atmosférica sobre o Sul e o Paraguai, somado ao ar quente vindo com força do norte do Brasil”, explica.

A formação de uma frente fria e de um novo ciclone extratropical durante a quarta-feira (4/10) sobre o oceano entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai já têm causado chuvas fortes na região Sul. As regiões mais impactadas são o oeste, sul e leste do Paraná, todo Estado de Santa Catarina e o centro-norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre.

A tendência é que o ciclone se afaste já na quinta-feira (5/10) e a frente fria se desloca rapidamente para o Sudeste, chegando aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Com a chegada do sistema, há previsão de temporais sobre a região metropolitana de São Paulo, também com potencial de atingir a média de outubro em poucos dias. A temperatura diminui gradativamente, mas não despenca.

No sul e litoral paulista, também há previsão de tempo fechado e chuvas fortes, enquanto que no interior, a chuva intercala com períodos de sol.

Depois de uma quinta-feira de trégua de chuva no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina – mas não no Paraná -, a chuva volta forte nos três Estados com previsão de temporais entre sexta-feira (6/10) e sábado (7/10), arrefecendo novamente no domingo (8/10). “Durante essas chuvas, a área que menos deve ser impactada é o sul gaúcho”, destaca Josélia.

Fonte: Globo Rural.

Os comentários estão encerrados.