O avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país favorece a formação de temporais nas regiões de Sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro no início desta semana, informa boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado neste domingo (8/10).
As condições são semelhantes às enfrentadas pelo Estado ao longo da última semana, quando foram registradas precipitações acumuladas de até 72,2 mm registradas na na estação Herculano Pena, em Carandaí, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
De acordo com a Climatempo, as tempestades em Minas Gerais são resultado de uma combinação de fatores, “incluindo temperaturas elevadas, alta umidade e padrões de vento em altitude que persistiram desde o início da primavera”.
Na última semana, a queda de granizo na região metropolitana de Belo Horizonte causou perdas para pelo menos 16 produtores de banana, segundo informações da Emater-MG. Em alguns casos, a perda da produção foi total, com impactos também sobre as lavouras de hortaliças.
Em São Paulo, a frente fria também causa alerta de temporais no início desta semana. O fenômeno é associado à formação de uma área de baixa pressão, o que mantém as instabilidades sobre todo o Estado. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Para o Norte e Nordeste do país, a formação do El Niño no oceano Pacífico mantém as perspectivas de chuvas abaixo da média ao longo de outubro. De acordo como Inmet, a previsão é de secas generalizadas nas duas regiões enquanto no Sul, incluindo parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média.
Fonte: Globo Rural.