A Anholt-GMI, empresa pertencente ao consultor e escritor Simon Anholt, acaba de divulgar a segunda rodada da pesquisa que procura aferir os Índices de Marcas Nacionais – países com as melhores marcas.
Ter uma ótima imagem de marca continua sendo da maior importância para os países, para uma série de atividades econômicas, e tendo uma influência decisiva no processo de escolha de empresas e pessoas.
O primeiro lugar pertence à Austrália, por uma série de razões, muito especialmente por ter se transformado na principal alternativa para locação de determinados tipos de filmes e documentários de sucesso, emprestando uma divulgação excepcional a um país que verdadeiramente é de uma extraordinária beleza natural, e tem um povo jovem, moderno e encantador.
Na seqüência vem o Canadá, pela imagem que consegue transmitir de ser um país moderno e responsável – pureza na natureza, na política, e na moral e ética.
Dentre os 25 o Brasil aparece em 15o lugar, entre o Japão (14o), e o México (16o). E na frente do Egito, Índia, Polônia, China e África do Sul, dentre outros.
Segundo Simon Anholt, “países terem uma ótima marca é fundamental num mundo globalizado onde os países competem entre si na tentativa de merecer a preferência e a confiança de investidores, turistas, consumidores, imigrantes, mídia e governo”. Na segunda rodada da pesquisa foram ouvidas 18 mil pessoas.
Fonte: Madia Mundo Marketing, adaptado por Equipe BeefPoint