O que esperar de 2006? “Temos de ser otimistas, já que passamos por crises maiores do que essa no passado”, disse Orestes Prata Tibery Júnior, presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em entrevista ao jornal Folha de SP.
Mas muito deve ser mudado, tanto na pecuária como na política, avaliou. Na política, Tibery disse que “a única esperança está em um novo governo que sinta e reconheça que o caminho do Brasil é o da pecuária e o da agricultura. Se permanecer o atual governo [o do presidente Lula], que ele se identifique mais com o setor”, torce.
Entre as mudanças na pecuária, Tibery aposta em elevação dos preços do boi, mesmo com a concentração dos frigoríficos. “Estudos mostram que haverá uma redução na oferta de gado”, considerou.
A recuperação dos preços passa, pela apuração da suspeita de formação de cartel. “Eles [os frigoríficos] são muito poderosos e estamos esperando providências para esse caso [a afirmação de diretor do Friboi de que há combinação de preços]”.
Uma das saídas para a não-formação de cartel e para a redução de concentração no setor de carnes seria uma carga tributária menor. Os pesados impostos obrigam à formação de caixa dois e impedem a presença de concorrentes estrangeiros, apontou Tibery.
Fonte: Folha de S.Paulo (por Mauro Zafalon), adaptado por Equipe BeefPoint