A Comissão Européia convocou a embaixadora brasileira em Bruxelas, Maria Celina de Azevedo Rodrigues, para informar que um estado-membro pediu formalmente a suspensão da importação de carne bovina de todo o território brasileiro e que o pedido será examinado pelo Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e de Saúde Animal da comissão, em reunião amanhã, informou o jornal Valor.
A Comissão da UE deixou claro que caso persistam dúvidas após a reunião com técnicos do Ministério da Agricultura brasileiro em Bruxelas, não terá mais tempo para postergar o recrudescimento das sanções contra o produto brasileiro. Por isso, insistiu que é fundamental a presença, na reunião, de técnicos capazes de fornecer todos os detalhes que forem pedidos.
A diretora-geral adjunta do Departamento de Saúde e Proteção do Consumidor da UE, Juana Husu-Kallio, disse que a UE tem “grande preocupação” com a situação sanitária no setor de carne bovina no Brasil. E também com a informação oficial “sempre insuficiente” que recebe do Brasil. Ela não disse qual membro alvejou a carne brasileira, mas a diplomacia brasileira suspeita que seja a Irlanda.
A comissão também indica que denúncias de fraude – como as envolvendo o Friboi, que é acusado de adulterar o SIF para exportar – apenas confirmariam suas dúvidas sobre a confiabilidade do sistema de identificação, certificação e rastreabilidade de gado no Brasil.
Além disso, ela falou de falta de transparência sobre as atuais ocorrências de aftosa, o que “provoca enorme preocupação”.
Fonte: Valor (por Assis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint