EUA: restaurantes esperam vendas recordes em 2006
19 de dezembro de 2005
CNA: balanço 2005 e perspectivas 2006 para pecuária de corte
21 de dezembro de 2005

PR: Mapa mantém resultado positivo para febre aftosa

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclareceu que os resultados negativos para febre aftosa nos exames realizados em 48 amostras coletadas no dia 29 de novembro em animais da propriedade denominada “Fazenda Cachoeira”, localizada no município de São Sebastião da Amoreira, no Paraná, não implicam mudança no diagnóstico e na notificação de foco da doença no estado.

O DSA reafirmou que a decisão do Mapa foi adotada em conformidade com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O coordenador-geral de Combate à Doenças, Jamil Gomes de Souza, explicou que o resultado dos exames da prova Probang, realizados pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Belém (PA), divulgados ontem, não são conclusivos.

Segundo ele, esta técnica possui sensibilidade muito baixa, por isso a probabilidade de resultado negativo é muito maior do que positivo. O teste somente é conclusivo se houver isolamento viral.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Mário Rafael Rossetti disse:

    Será que algum dia, vão conseguir chegar a algum lugar sobre esse impasse? O laboratório credenciado do MAPA diz que não tem aftosa e o MAPA diz que sim.

    Coitados de nós produtores, que não sabemos se podemos confiar no laboratório oficial, e tão pouco acreditarmos em nosso próprio ministério.

    Depois queremos vender nosso produto para mercados exigentes como a UE, nem nés mesmos podemos nos considerar sérios em relação a nossa sanidade, quem dirá quem nos compra…

    Simplesmente ridículo tudo isso.