O diretor de produção da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Walter Verbist, solicitou cópia do projeto de rastreabilidade bovina que está sendo adotado no Paraná. O governo gaúcho vai estudar se é possível adaptar o plano paranaense naquele Estado.
O projeto estadual de rastreabilidade da carne executado pela Secretaria de Agricultura do Paraná visa suprir uma deficiência de abrangência do programa: os pequenos produtores ficariam de fora do campo de interesse das grandes certificadoras privadas. O Paraná foi o primeiro Estado a solicitar autorização para o cadastramento de bovinos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A Secretaria Estadual de Agricultura pretende atuar em parceria com as entidades rurais para cumprir a lei que exige que todas as propriedades com bovídeos estejam cadastradas no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem (Sisbov) até o ano de 2005. Os trabalhos estão previstos para começar já a partir de novembro.
Fonte: Gazeta do Paraná (por Rodney Caetano), adaptado por Equipe BeefPoint