A Rússia suspenderá as importações de carne da Ucrânia se a informação de que grande parte dos animais tem origem na Polônia for confirmada, segundo o diretor do serviço veterinário e de controle fitossanitário da Rússia, Sergei Dankvert.
A Rússia suspendeu as importações de vegetais, frutas e carnes da Polônia em meados de novembro devido à falha nos procedimentos sanitários por parte dos fornecedores poloneses. “Temos a informação de que empresas ucranianas estão comprando grandes volumes de carne bovina, suína e de frango na Polônia. Elas embarcam o produto para a Rússia como sendo produtos ucranianos”, afirmou Dankvert.
Ele disse ainda que o serviço enviou uma carta oficial às autoridades veterinárias da Ucrânia solicitando um controle maior dos embarques de carne para a Rússia.
Veterinários russos e poloneses se encontraram em 14 de dezembro para discutir caminhos para resolver o problema, mas não conseguiram obter resultados.
A Rússia é o maior país importador de carne do mundo. Entre janeiro e outubro, as importações de carne congelada e resfriada de países não pertencentes à Comunidade dos Estados Independentes somaram 900.500 toneladas, alta de 40,5% em relação a igual período do ano passado.
As importações de países da comunidade caíram 33% no ano, para 53 mil toneladas durante o período. A Ucrânia é o principal país fornecedor entre as nações da comunidade.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Bruno Marfinati), adaptado por Equipe BeefPoint