Tipos de bovinos a confinar
5 de janeiro de 2006
Passado de metas, presente sem compromisso
9 de janeiro de 2006

Contrato futuro diminui risco de oscilação de preço

Os mercados futuros foram originalmente desenvolvidos para atenuar problemas na comercialização das safras decorrentes da sazonalidade dos produtos agrícolas, que levava ao eventual não cumprimento de acordos entre compradores e vendedores.

Tal situação evidenciava a necessidade de algum tipo de contrato capaz de eliminar o risco na negociação da mercadoria. Adicionando o atual ambiente de comércio globalizado e os riscos inerentes à produção (como visto no caso da aftosa no MS e PR), esse cenário econômico continua real.

A utilização de contratos futuros é segura tanto para o produtor, quanto para o comprador e sua procura tem aumentado significamente. Fig 1.

Começar a aplicar essa ferramenta gerencial para garantir o preço futuro é viável para qualquer tamanho de atividade e sua operação segue regras definidas e de fácil entendimento. São 4 os agentes que operam nesse mercado:

O comprador ou vendedor do produto é chamado hedger.

1. Aqueles que possuem o produto físico (produtores rurais, cooperativas, etc.) e procuram proteção contra uma eventual baixa do preço futuro são chamados de hedger vendedores.

2. Os hedger compradores são aqueles que necessitam comprar o produto físico e desejam se proteger contra uma eventual alta de preços no futuro. Agroindústrias processadoras de matérias-primas e exportadores que buscam proteção contra o aumento no custo da mercadoria já assumidos incluem-se entre esses agentes.

3. Os especuladores são aqueles dispostos a assumir o risco da oscilação de preço em troca da possibilidade de ganhos de capitais em mercados futuros.

4. Por fim, há um grupo importante de participantes que operam travando um lucro quase sem risco, realizando operações simultâneas de compra e venda em dois ou mais mercados. São os chamados arbitradores.

Para saber mais sobre Mercados Futuros e como essa ferramenta gerencial pode ajudar em sua atividade , acesse www.agripoint.com.br/mercadosfuturos/ e veja a programação desse Treinamento Online AgriPoint, com início em 18 de janeiro.

Os comentários estão encerrados.