Paraná pretende vacinar 450 mil animais na segunda etapa antiaftosa
22 de outubro de 2002
Congresso da ABCZ discute conceitos de manejo
22 de outubro de 2002

UE lista produtos livres de tarifas

A próxima rodada de negociações entre o Mercosul e a União Européia (UE) está marcada para 11 a 14 de novembro, em Brasília, já sob o monitoramento do novo governo que assumirá em janeiro. Para acelerar os preparativos, a UE enviou aos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) precisões sobre sua oferta de liberalização agrícola.

Segundo técnicos da UE, a única mudança feita agora, a pedido do Mercosul, foi listar produtos que já entram livres de tarifas no mercado europeu, como grãos de soja e de café e certas frutas tropicais. Com isso, a UE tenta dar mais transparência às negociações, para facilitar cálculos do lado do bloco sul-americano, segundo fontes de Bruxelas.

“Detalhamos o que o Mercosul pediu e agora esperamos sua oferta revisada de acesso ao mercado”, assinalou fonte européia. Do lado do Mercosul, as reclamações sempre foram que a UE encheu sua oferta agrícola com produtos que justamente já estão liberalizados.

A oferta européia, que não mudou, prevê liberalização em quatro estágios, complementada por cotas a produtos ditos sensíveis como carne, açúcar, cereais, azeite de oliva, lácteos e algumas frutas e legumes processados. As cotas tarifárias preferenciais serão tema da negociação.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Assis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.