Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP (SAA) por meio da Defesa Agropecuária e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), realizou nesta terça-feira (2), a entrega do 1° Selo Agro SP de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose. A entrega aconteceu durante o evento de aniversário de 27 anos da Diretoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
O novo selo visa certificar propriedades rurais que priorizam a saúde animal, prevenindo doenças e garantindo a oferta de produtos de alta qualidade ao consumidor. A Fazenda Colorado, em Araras, maior produtora de leite do país, recebeu o primeiro selo.
“Tive uma emoção muito grande com a entrega do selo e este reconhecimento, porque aqui na Fazenda Colorado, persistimos, nesse bem-estar animal. Produzimos leite e criamos diversos derivados, e a grande qualidade que nós temos em nossos produtos vem muito da sanidade do animal. Há anos, trabalhamos com essa característica de prevenção a brucelose e tuberculose, o que favorece ao animal estar saudável e a nossa produção”, afirmou Carlos Alberto Pasetti de Souza, produtor de leite e sócio da Fazenda Colorado.
“O produtor precisa entrar em contato com a Defesa Agropecuária e iniciar um processo de certificação, que é feito com acompanhamento de um médico veterinário habilitado que faz os exames e toda a testagem do rebanho da propriedade. Após isso, depois de dois testes negativos no rebanho, a propriedade é certificada como livre de brucelose e tuberculose”, explicou Artur Felício, médico-veterinário e chefe do Departamento de Sanidade Animal da Defesa Agropecuária.
O Selo Agro SP de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose é mais uma iniciativa da SAA que busca reconhecer propriedades rurais no estado de São Paulo, como explica o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar de SP, Diogenes Kassaoka.
“O objetivo deste selo é igual o de todos os outros do Agro SP, que é valorizar a agricultura do estado de São Paulo. É mais uma recompensa para o produtor rural paulista que tem o seu produto reconhecido por toda a sociedade pelo estado de São Paulo, do que ele faz em sua propriedade, para levar para a nossa população um alimento cada vez melhor”, destacou.
A Defesa Agropecuária desempenha papel fundamental na prevenção e no controle de pragas e doenças animais e vegetais, garantindo a qualidade sanitária dos produtos e a competitividade do agronegócio paulista nos mercados nacional e internacional.
A Codeagro também oferece o Selo Agro SP Artesanal, que reconhece a qualidade e a origem de produtos feitos de forma artesanal no estado e que possuam registro junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo, o SISP Artesanal, certificado pela Defesa Agropecuária. A Diretoria ainda trabalha com o lançamento de novos selos que buscam valorizar ainda mais a excelência do agro paulista.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.