JBS vê pressão sobre margens e redireciona produção em meio a tarifa dos EUA
15 de setembro de 2025
Abertura de mercado para produto sebo bovino do Brasil em Singapura
15 de setembro de 2025

Mexicanos e chineses desembarcam no Brasil em busca de mais carnes

O Brasil receberá duas importantes comitivas: uma do México e outra da China. Os pontos principais das visitas serão a reabertura do mercado chinês ao frango brasileiro e a renovação e habilitação de novas plantas frigoríficas de carne bovina para exportar ao México. 

Os primeiros a desembarcarem no País serão os mexicanos. O grupo chega ao Brasil nesta segunda-feira, 15, ficando por aqui até o dia 26 de setembro. Além da auditoria em 35 plantas frigoríficas, os inspetores do Serviço Nacional de Saúde, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica) vão avaliar mais 14 plantas para novas habilitações, conforme antecipado pela colunista do Estadão Rosean Kennedy (confira a lista abaixo). 

Ofício de auditoria obtido pelo Agro Estadão explica que a visita em cada planta vai durar em torno de 8 horas. Após a auditoria presencial, uma outra reunião será agendada para a comunicação das unidades habilitadas. “Os processos produtivos que não puderem ser avaliados não serão reconhecidos pelo Senasica”, informa o documento enviado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro (Mapa) a um dos estabelecimentos que será visitado.

No último mês, o México se tornou o principal comprador da carne bovina brasileira, após os Estados Unidos colocarem tarifa adicional de 50% sobre as exportações do Brasil.

Confira abaixo os estados e unidades frigoríficas que serão visitados pela comitiva mexicana:

China

Enquanto os mexicanos buscam mais carne bovina, os chineses desembarcam no Brasil para avaliar a reabertura do mercado à carne de frango. 

Desde a confirmação do caso de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul, Pequim embargou as exportações do produto brasileiro. Mesmo com o reconhecimento da retomada do status de livre da doença, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o governo chinês mantém o bloqueio.

Ao Agro Estadão, o secretário de Relações Comerciais do Mapa, Luís Rua, informou que a comitiva desembarca no país no dia 22 de setembro. Já o ministro da agricultura, Carlos Fávaro, informou que a China já sinalizou ao governo brasileiro que deve retomar a importação da carne de frango produzida no Brasil no curto prazo.

A jornalistas, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, disse que a expectativa é positiva. “Está vindo uma missão chinesa para o Brasil que irá até o Rio Grande do Sul. É uma etapa importante”.

Sem os chineses entre os compradores de carne de frango brasileira, os mexicanos lideram as aquisições. Em agosto, foram enviadas ao México 37,5 mil toneladas, número 873,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, aponta da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *