O PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa da Serra, realizou nos dias 19 e 20 de janeiro, seu 2o Encontro de Técnicos, reunindo, para reciclagens e atualizações, profissionais de vários Estados brasileiros e Paraguai. Entre os participantes estavam médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas, todos envolvidos com atividades práticas de avaliação realizadas nos rebanhos do programa.
O evento foi dividido em duas partes. Na primeira, realizada no dia 19, na sede da Lagoa, em Sertãozinho (SP), foram ministradas palestras sobre diversos assuntos, incluindo bolsa de mercadorias e futuros, além de apresentação dos resultados do programa em 2005, crescimento e expansão do PAINT, análise de ações para 2006 e novas tecnologias que serão implantadas nos próximos meses.
Na segunda parte, no dia 20, foi realizada avaliação prática de escores visuais de Conformação, Precocidade, Musculosidade, Umbigo e Temperamento (CPMUT) na Fazenda Boa Esperança, localizada em Barbosa (SP), parceira do PAINT há 12 anos. A reciclagem nesses conceitos objetiva a excelência na padronização da técnica para as avaliações de desmama e sobreano de 2006.
Os técnicos também conferiram lotes de novilhas precoces com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) da safra 2003 e machos da safra 2004, que impressionaram pela harmonia e biotipo altamente positivo, resultado de 12 anos de trabalho de seleção.
Marcelo Almeida, gerente do PAINT, destaca a importância do evento, pois o programa mantém uma forte preocupação com a qualidade das informações utilizadas na avaliação genética dos rebanhos dos parceiros. “Acreditamos que além dos ganhos técnicos conquistados nesse tipo de encontro, a oportunidade de reunir as pessoas que efetivamente participam do crescimento sustentável do PAINT cria o ambiente favorável para discussão de novas tendências, dificuldades e aperfeiçoamentos. Ninguém melhor que eles para opinar e contribuir para melhorias contínuas do programa”, afirma.
Ainda no dia 20, foram recebidas na Fazenda Boa Esperança as equipes da CFM Agropecuária e Conexão Delta G, para realização de avaliação de escores visuais em conjunto. A ação visa uma maior coesão nos conceitos de escores visuais, já que todos os programas de melhoramento genético realizam seleção considerando características de escores visuais e estão envolvidos com o CEIP. “Juntos, o PAINT, a CFM e a Delta G formam o maior rebanho Nelore em avaliação genética do país”, ressalta Almeida.
Para os responsáveis pelos programas de melhoramento genético no evento, Marcelo Almeida (PAINT), Luis Adriano Teixeira (CFM), Fernando Boveda (Agropecuária Jacarezinho) e Daniel Biluca (Conexão Delta G), o intercâmbio técnico entre as equipes de diferentes programas mostra a coesão e a transparência entre as diferentes empresas, que aplicam em seus processos produtivos os conceitos de seleção e orientam suas ações através de indicadores técnicos provenientes das avaliações genéticas. Este, inclusive, é o grande diferencial do CEIP, a garantia da competência produtiva de cada animal indicado para a função reprodutiva.
O sucesso do evento gerou frutos: foi confirmada a terceira edição do Encontro para janeiro de 2007.
Fonte: Assessoria de imprensa da Lagoa