Preço do boi gordo segue firme na maioria das regiões brasileiras
3 de dezembro de 2025

Após resultados financeiros fracos, setor de carnes deve se recuperar no quarto trimestre

Os fechamentos de mercados que afetaram os resultados de empresas de carnes no terceiro trimestre foram revertidos nos últimos meses, o que deve dar um alívio aos balanços do setor neste último trimestre. Já o ciclo de baixa oferta de gado bovino nos EUA, que atingiu particularmente a JBS, não deve ser revertido tão cedo.

De julho a setembro, as companhias ainda sentiram os efeitos do foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), o que manteve China e União Europeia ausentes das compras de aves do país até pouco tempo. As menores exportações afetaram as margens da MBRF, e da Seara, da JBS.

As exportações de frango à UE foram reabertas em setembro e para a China, em novembro. “O perfil [do desempenho] no terceiro trimestre foi único, e as tendências [para os próximos resultados] são diferentes com a reabertura [dos mercados] do frango”, disse Renata Cabral, analista do Citi.

No caso da JBS, o Ebitda de sua operação de frango no terceiro trimestre nos Estados Unidos tampouco compensou. Demanda abaixo do esperado e aumento da oferta resultaram em queda dos preços e das margens da Pilgrim’s Pride, controlada pela JBS, segundo o head de agro, alimentos e bebidas da XP, Leonardo Alencar.

“Deveria haver ‘trade down’ [migração do consumo de carne vermelha, mais cara, para a de frango], o que não está acontecendo”, disse Alencar sobre os EUA.

No mercado de carne bovina dos EUA, tanto a National Beef, da MBRF, quanto a JBS Beef tiveram margens menores, sob pressão de preços altos do gado. E esses negócios ainda devem atravessar mais um período de aperto, já que a perspectiva é de melhora da oferta de bovinos só em 2027.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *