Indicador do Boi DATAGRO – Boletim de 05-fevereiro-2026
6 de fevereiro de 2026
Com 100% de rastreabilidade em bovinos, MBRF mira Protocolo de Carne de Baixo Carbono
6 de fevereiro de 2026

Comércio de fertilizantes e carnes marca aproximação entre Brasil e Rússia

O Brasil e a Rússia, parceiros comerciais de longa data e membros do BRICS – bloco econômico que reúne os cinco maiores países emergentes do mundo –, estão estreitando as relações no setor agropecuário. 

Em encontro na quarta-feira, 05, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com a ministra da Agricultura da Federação da Rússia, Oksana Lut. O foco do diálogo foi o fortalecimento da parceria estratégica entre ambos países. 

Conforme dados do Ministério de Comércio Exterior, em 2025, os principais itens da pauta exportadora do Brasil para a Rússia foram carne bovina (31,1%), amendoins (5,4%) e café torrado (5,2%). Em contrapartida, o Brasil importou, majoritariamente, óleos de combustíveis de petróleo (51,9%) e fertilizantes (42,5%).

“Reconhecemos a Rússia como um parceiro estratégico e um importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Por isso, manter um diálogo contínuo, transparente e técnico entre nossas autoridades é importante para garantir previsibilidade, estabilidade e confiança nas relações comerciais bilaterais”, ressaltou o ministro Fávaro.

Por sua vez, a ministra Oksana Lut destacou a importância de conservar e aprofundar a relação de amizade entre Brasil e Rússia, com base na confiança mútua e na cooperação de longo prazo.

Na ocasião, foram discutidos ainda temas relacionados ao comércio de carnes de aves, com ênfase na importância do reconhecimento da regionalização e da compartimentação em eventos sanitários. A medida visa evitar interrupções amplas do comércio em razão de ocorrências localizadas, como o caso de gripe aviária que ocorreu em uma granja comercial do Rio Grande do Sul, em 2025.

Além disso, também foi manifestado interesse em avançar na habilitação de plantas brasileiras para a exportação de pescado ao mercado russo. O ministro Fávaro reiterou ainda, o compromisso do Brasil em avançar na certificação eletrônica veterinária, destacando o instrumento como fundamental para a modernização dos processos, a redução de riscos logísticos e o aumento da eficiência bilateral.

O incentivo ao intercâmbio entre estudantes brasileiros e russos, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiências nas diferentes formas de produção agropecuária, também foi um ponto discutido no encontro.

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *