Uma das ferramentas de ensino dos treinamentos online AgriPoint é o Fórum de Debates, espaço onde alunos e professor debatem os temas de interesse do grupo.
Tanto as perguntas, quanto as respostas são disponibilizadas para todos participantes, permitindo que o esclarecimento de um aluno sirga para os demais. Além disso, todo participante que tenha mais informações sobre algum assunto abordado pode deixar sua opinião no fórum. “É um espaço democrático para todos participarem, fazendo perguntas, deixando suas opiniões ou contribuindo com uma resposta. O curso só se enriquece com isso”, informa Renato Zanetti, coordenador da Formação Continuada AgriPoint.
Uma pergunta deixada por um dos 75 participantes do treinamento reflete o dúvida que deve estar passando pela cabeça daqueles que trabalham com produção de carne:
“O Confinamento como negócio tem perspectivas melhores em 2006 do que teve em 2005?”
Veja a resposta do instrutor, M.Sc. Ricardo Burgi, engenheiro agrônomo e consultor da Boviplan Assessoria Agropecuária Ltda..
“Acredito fortemente que o confinamento em 2006 será melhor do que em 2005, pelos seguintes motivos:
1 – A arroba do gado magro, de reposição, está barata, com valor inferior à do boi gordo, o que contribui para um repique de preços, de agora para a entressafra.
2 – A produção de bezerros diminuiu nestes últimos anos e, quando o setor acordar para isto, vai ocorrer uma valorização dos bezerros(as) e a consequente retenção de matrizes, com redução da oferta de gado para abate e valorização da arrôba. Além disso, pecuaristas descapitalizados, que se aventuraram na soja e saíram, já estão com seus pastos de braquiarão ressemeados e germinados e logo mais vão entrar no mercado comprando principalmente bezerras e novilhas. Acredito que vamos ter o início dessa “virada” no decorrer da próxima época de concentração de desmama, de maio a julho.
3 – Temos a perspectiva de uma safra recorde de milho e sorgo e um câmbio desfavorável à exportação, o que deverá proporcionar um concentrado barato para o confinamento.
4 – Neste ano de eleições, o governo está afrouxando as amarras da economia e o consumo interno de carne poderá reagir devido a uma melhoria do poder aquisitivo da população. Além disso, a carne brasileira já é item rotineiro de consumo em muitos países, sendo que o assunto aftosa foi razoavelmente bem enfrentado pelo setor e já está ficando distante no tempo, de modo que é provável a manutenção do ritmo de exportações em 2006″.
Essa é apenas uma das respostas deixadas no fórum de debates do curso, que continua com suas inscrições abertas e tem mais 4 módulos que ainda serão disponibilizados. Para quem se inscrever neste momento, todo material já disponibilizado estará à disposição, composto de aulas, material de consulta, exercícios interativos e fórum de debates.
Para mais informações, acesse http://www.agripoint.com.br/confinamento/