Indicador do Boi DATAGRO – Boletim de 19-maio-2026
20 de maio de 2026
Asbia: venda de sêmen cresce 17,7% no 1º tri/26, para 5,07 milhões de doses
20 de maio de 2026

Parceria busca modernizar logística e reduzir custos da exportação de carne bovina à China

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) assinou um memorando de entendimento com a Chongqing Investment Consulting Co. Ltd (CQIC) para tentar melhorar e modernizar a logística de exportação de carne bovina do Brasil para a China. A intenção é reduzir custos com a ampliação da eficiência no armazenamento e transporte das cargas.

A parceria pretende promover a construção de bases de armazenamento em cadeia fria para carne bovina no Brasil, uma carência do setor frigorífico, principalmente das pequenas plantas. A Abiec e a CQIC deverão selecionar locais para construir armazéns frigoríficos de grande escala, centros de processamento e distribuição, e instalações de rotatividade com temperatura constante.

Roberto Perosa, presidente da Abiec, disse que a entidade fará a interlocução com as empresas para escolha de locais para eventual construção e instalação das áreas de estocagem. A CQIC, uma estatal ligada ao governo chinês, será a responsável pelo investimento e execução do projeto. O objetivo será construir e arrendar essas warehouses.

“Vamos tentar direcionar e fazer vários pequenos investimentos nos frigoríficos menores. Isso pode melhorar o fluxo para cá e dá ainda mais segurança de armazenagem, caso ocorra algum problema, como surto de doença, a empresa tem carne armazenada, não precisa parar a produção”, disse Perosa à reportagem. A assinatura ocorreu durante a Sial China, em Xangai.

Zhou Wei Zhi, presidente da CQIC, apontou que a cadeia logística de frios do Brasil ainda tem alguns “pequenos defeitos” que a parceria buscará corrigir com a expertise da empresa no ramo.

“Estamos fechando a parceria para ajudar as empresas para melhorar a infraestrutura das cidades e dos locais deles para que a carne bovina brasileira possa chegar na China mais fresca, mais rápida e mais segura”, disse à reportagem.

“O Brasil tem problema nos estoques, a produção é grande, mas ainda faltam os armazéns frigorificados, ainda usa transporte com caminhão, que é lento, e não tem ferrovias para fazer o transporte”, completou.

A CQIC tem ampla experiência em armazenamento em cadeia fria, hubs logísticos, transporte multimodal e planejamento de parques industriais. Na semana passada, o representante do governo municipal de Chongqing, município no sudoeste chinês, já havia sinalizado a necessidade de realizar investimentos para melhorar a logística de exportação para ampliar o comércio com os frigoríficos brasileiros.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *