Indústrias gaúchas habilitadas à exportação de carne bovina aos Estados Unidos recebem hoje a visita do auditor do Serviço de Inspeção de Frigoríficos daquele país, Judd Giezentanner, que chegou ontem (30) a Porto Alegre. A vistoria, que ocorre anualmente, inicia-se no município de Capão do Leão, no Frigorífico Extremo Sul. Amanhã (01), o técnico norte-americano se dirige a Hulha Negra, onde será inspecionado o Frigorífico Pampeano. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será dada atenção especial aos mecanismos de controle da produção.
A veterinária da Delegacia Federal do Mapa no RS, Suzane Bittencourt, acompanha a visita, que visa verificar o cumprimento dos padrões exigidos para a exportação. Segundo o Mapa, ninguém exporta sem ter implantado o programa de Análise de Perigo e Pontos Críticos (APPCC).
MS recebe técnicos do Nafta
A comissão de técnicos do Nafta esteve ontem (30) em Ponta Porá/MS, município localizado na fronteira com o Paraguai. Pela manhã, os médicos veterinários americanos estiveram reunidos com o diretor regional da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), Gerson Carneiro da Costa.
No período da tarde, foram até a linha divisória entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, para conhecer o Posto de Fiscalização Internacional e o escritório do Ministério da Agricultura do Brasil. Os programas de defesa desenvolvidos pelo Estado e pelo governo federal também foram apresentados. “Eles vieram checar não somente o controle da aftosa, mas também de outras doenças como a brucelose e a raiva, entre outras”, salienta o chefe do Ministério da Agricultura em Ponta Porã, Silvio Nasu.
No fim da tarde, os veterinários conheceram uma barreira de fiscalização do Iagro, montada na MS-384, e depois viajaram para a cidade de Nova Andradina, onde conheceriam a estrutura de fiscalização e controle de sanidade animal e visitariam uma propriedade rural.
Já em Rio Brilhante, os técnicos do Nafta devem ser recebidos pelo chefe do Serviço Nacional de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, João Mauad Cavallero. Nessa cidade o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos de Oliveira, fará uma exposição sobre o Programa Brasileiro de Combate à Febre Aftosa e sobre o Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).
Os oito técnicos que compõem a missão encerrarão seus trabalhos amanhã (01), em Brasília, após uma reunião de Oliveira com técnicos do Departamento de Defesa Animal, com início previsto para às 14 horas.
Fonte: Correio do Povo/RS, Correio do Estado/MS e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint