Montana Premium Beef amplia negócio de carnes
4 de novembro de 2002
Campanha antiaftosa é lançada hoje em Goiás
6 de novembro de 2002

Aftosa: recuperação de status pelo RS é certa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dá como certa a reconquista pelo RS do status de livre de febre aftosa com vacinação durante o encontro da Comissão Mundial de Febre Aftosa da Organização Internacional de Epizootias (OIE), que acontece neste mês no Rio de Janeiro. Segundo o delegado federal do Mapa no Estado, Flávio Vaz Neto, “a expectativa é de 100%, pois não há motivo técnico que impeça a retomada”.

A reunião será no Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), onde se reúne a Comissão do Código Zoossanitário Internacional. Para Vaz Neto, no dia seguinte à decisão, será editada portaria suspendendo restrições de trânsito de gado e carne com osso do RS para outros estados. No caso de animais vivos será excluída a quarentena.

A exceção é Santa Catarina, único estado detentor do status de livre de aftosa sem vacinação e que não permite circulação do produto gaúcho em seu território. Segundo o delegado, estão sendo estudas possibilidades para resolver o problema antes da reunião. Devem ser adotadas rotas pelas BRs 153 e 116, hoje utilizadas para passagem de cargas vivas do RS pelo estado vizinho.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.