O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina informou na segunda-feira que o foco de febre aftosa detectado em Corrientes foi controlado e erradicado.
O ressurgimento do vírus na Argentina em San Luís del Palmar, Província de Corrientes, foi notificado pelo Senasa em cinco de fevereiro. Depois disso, o Senasa determinou a proibição do movimento de animais da Província.
“Com a erradicação do foco, e conforme as normas sanitárias, o Senasa retirará de forma progressiva a interdição para o movimento de animais nos departamentos envolvidos ao redor do foco e na zona de vigilância. Primeiro, será permitido o movimento de bovinos com destino ao abate e, depois, o movimento entre estabelecimentos rurais”.
O relatório final foi enviado à Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), aos países membros do Conselho Veterinário Permanente (CVP) e ao Panaftosa. A reportagem é do jornal La Nación.
0 Comments
Desde outubro de 2005 que o Brasil convive com essa crise da aftosa. Vive e convive com essa delonga, de que tem, de que não tem, de apuração de responsabilidades, etc, e tal, parecendo mais as “pizzas” do cenário político nacional. A vizinha Argentina não demorou sequer 60 dias para anunciar a solução. Afinal, não está na hora de se cobrar mais competência de nossos governantes?