O secretário de Apoio Rural e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, e o presidente do Fórum Nacional da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, divulgam hoje, através de coletiva de imprensa, as novas regras do Sisbov.
Segundo o Mapa, um acordo firmado entre o governo e o setor privado sobre o novo Sisbov será oficializado na próxima quarta-feira (12/04), durante a II Conferência Internacional de Rastreabilidade de Produtos Agropecuários. Posteriormente, será editada uma Instrução Normativa.
De acordo com o secretário, o governo também atendeu à reivindicação do setor produtivo e mudou o método de leitura dos brincos. Hoje, o produtor tem dificuldade para apartar os animais e proceder a leitura antes do embarque para os frigoríficos.
No modelo novo, a leitura será feita na calha de abate, onde o produtor manda para o frigorífico apenas parte do seu estoque de animais. A relação completa irá por meio de disquete ou CD. “O frigorífico faz a leitura dos animais que foram abatidos e manda de volta para o produtor promover a baixa”, explicou Portocarrero. As informações são do Mapa.