BM&F: boi para outubro fecha em R$ 59,77/@
10 de abril de 2006
A importância da escrituração para a tomada de decisão
12 de abril de 2006

Rodrigues: sem aftosa, exportação de carne superaria soja

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que a receita cambial obtida com as exportações de carnes em 2005 só não superou o faturamento do complexo soja (grão, farelo e óleo) por causa do recuo dos embarques nos dois últimos meses do ano.

Em discurso na abertura da II Conferência Internacional de Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, em Brasília, ele lembrou que a soja respondeu por 21,7% das exportações de produtos agrícolas no ano passado. Os embarques de carnes representaram 18,3%.

Com o acréscimo do porcentual das exportações de couros, 3,2%, o segmento carnes supera o complexo soja, disse Rodrigues. O ministro citou esses dados para mostrar a mudança no quadro de exportações agrícolas nos últimos anos.

Rodrigues acrescentou que 1/3 das exportações brasileiras de produtos agrícolas têm como destino a UE. Na análise individual, os americanos são os principais compradores, recebendo 13,7% dos nossos embarques. A China aparece em terceiro lugar, 7,1%. Os dados indicam o volume embarcado em 2005. A notícia é do Estadão/Agronegócios.

Os comentários estão encerrados.