Aftosa: São Paulo começa vacinação em 01/05
20 de abril de 2006
Controle da irrigação no pasto
25 de abril de 2006

MS: municípios com focos de aftosa terão incentivo fiscal

Atendendo ao pedido da Famasul, o governo do MS reduziu a carga tributária dos cinco municípios atingidos pela aftosa em outubro do ano passado. Os produtores de Mundo Novo, Japorã e Eldorado terão incentivos de R$ 25 para o boi gordo e R$ 16 para fêmeas. O valor será pago em operações de saída de gado para abate e deverá ser liquidado no momento de entrega nos frigoríficos.

O apoio foi concedido após o pedido do presidente da Famasul, Léo Brito ao vice-governador do estado Egon Krakhekce, durante a abertura da Expogrande 2006, no Parque de Exposições Laucídio Coelho no final de março. Léo Brito ressaltou que os produtos dos municípios atingidos pela febre aftosa precisam ser comprados, pois as vendas estão paradas há três meses. Segundo levantamentos realizados, cerca de 50 mil cabeças de gado estão prontas para abate.

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (20/04), O benefício fiscal aplica-se somente a animais com mais de vinte e quatro meses de idade; limitando genericamente a 54,5 mil cabeças, incluídos machos e fêmeas. São 14 mil cabeças para o município de Mundo Novo; 6,5 mil cabeças para Japorã; e 34 mil cabeças para o município de Eldorado. As informações são da Famasul.

Os comentários estão encerrados.