A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou ontem (26/04) que a Itália autorizou a importação de cerca de mil toneladas de estômago bovino do Brasil. A autorização é válida por doze meses e foi expedita pelo Ministério da Saúde italiano.
Segundo o diretor da SRI, Odilson Ribeiro, a abertura do mercado italiano ao produto brasileiro foi obtida depois de analises técnicas. “Há quase um ano negociamos esta abertura”. Para serem exportados, os miúdos serão submetidos a tratamento térmico e devem desembarcar no país pelo porto de Gênova.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), de janeiro a março deste ano a Itália importou do Brasil cerca de dez mil toneladas de carne in natura, duas mil de carne industrializada e mil toneladas de miúdos. No ano passado, o Brasil exportou noventa e quatro toneladas de miúdos para aquele país. As exportações nos primeiros três meses do ano totalizaram quase cinqüenta milhões de dólares.
As informações são do Mapa.