Síntese Agropecuária BM&F – 28/11/02
28 de novembro de 2002
Brasil retoma importação de carne paraguaia
2 de dezembro de 2002

Missão brasileira tenta reabrir mercado chileno

Uma missão do governo brasileiro vai ao Chile na próxima terça-feira (03) tentar resolver o impasse criado com o fechamento da fronteira para produtos bovinos do Mato Grosso do Sul, em vigor desde o dia 7 de novembro, devido ao foco de febre aftosa no Paraguai, na fronteira com o município de Sete Quedas. O Chile poderá sofrer represálias se não liberar a comercialização desses produtos de origem animal.

Em audiência com o embaixador do Chile no Brasil, Carlos Eduardo Mena, o ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, obteve a garantia de que o problema seria resolvido.

O secretário de defesa agropecuária do Mapa, Luiz Carlos de Oliveira, disse que a missão pretende ainda estabelecer padrões técnicos em relação à sanidade animal quanto aos produtos avícolas e suínos, baseada nas normas do Mercosul e da Organização Internacional de Epizootias (OIE). “Se eles continuarem desrespeitando as normas, estarão habilitando o Brasil a fazer o mesmo”, disse. Oliveira salientou que o Chile depende do País para a comercialização de vinhos e frutas.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.