Análise semanal – 17/05/2006
17 de maio de 2006
ABS Pecplan contrata três campeões da Expozebu
19 de maio de 2006

Feicorte sedia Exposição Nacional da Raça Guzerá

A Exposição Nacional da Raça Guzerá chega à sua nona edição e neste ano será realizada pela primeira vez durante a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne Bovina (Feicorte), o maior evento in door de pecuária de corte na América Latina, que está programada para os dias 20 a 24 de junho, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo (SP).

Serão 400 animais de 40 criadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A novidade será a realização de um torneio leiteiro em meio a uma feira específica para a cadeia produtiva da carne.

“O Guzerá é muito conhecido por sua dupla aptidão e é justamente isso que pretendemos mostrar. Bom de leite e melhor ainda de carne”, explica Paulo Emílio de Almeida Carneiro, diretor da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (AGCB) e presidente da Associação Mineira dos Criadores de Guzerá.

A 9a Exposição Nacional da Raça Guzerá contará com a participação de diversos touros e vacas recordistas de peso e produção, campeões nacionais, como os reprodutores Corona Iacob, Signo AM, Mago S, Besouro ROE, Estilete da Monte Sereno e Apollo TE do DER. Os organizadores também preparam a apresentação de animais mais velhos, acima do padrão atual de três anos, com o intuito de demonstrar a longevidade da raça Guzerá, que, segundo Paulo Emílio, produz até os 20 anos de idade.

Quase extinto entre as décadas de 20 e 40, o Guzerá é hoje uma das principais raças bovinas do Brasil e ajudou a formar dezenas de outras raças de corte e leite. Entre elas, o Indubrasil, Brahman, Pitangueiras, Guzolando, Canchim, Lavínia e Simbrasil. “Na composição da raça Brahman, criada nos EUA, por exemplo, foram utilizados 19 touros Guzerá e dois, Nelore. Tanta procura pela raça tem explicação na heterose proporcionada pelo Guzerá, considerada a raça mais pura existente. Além disso, a rusticidade dos touros garante os acasalamentos a pasto”, afirma Paulo Emílio. A heterose entre o Guzerá e outras raças zebuínas resulta em 20% de ganho de peso e num abate precoce de seis a dez meses, segundo o diretor da ACGB.

Paulo Emílio diz que a decisão de realizar a exposição nacional na Feicorte’2006 veio da nova direção da ACGB. “Não sei por que anteriormente a criação [e conseqüentemente] as ações se concentravam em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, excluindo São Paulo e as regiões Norte e Sul do País”, ressalta. Ele conta que na época em que Getúlio Vargas governava o Brasil, o coronel e criador João de Abreu sacrificou sua campeã nacional e serviu sua carne ao presidente para comprovar a qualidade dos cortes. O Núcleo Guzerá Sudeste estima um rebanho de 20 mil cabeças em São Paulo.

Atualmente, a raça Guzerá conta com dois programas de avaliação genética: o PAGRG (Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá) – coordenado pela Universidade de São Paulo e apoiado pelo Núcleo Guzerá Sudeste e Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) – e o Geneplus, criado pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), amparado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Somente o PAGRG avalia um rebanho de aproximadamente 12 mil machos e cerca de 20 mil fêmeas, com 92 mil avaliações relacionadas a ganho de peso.

Feicorte 2006

Nessa edição, a Feicorte contará com mais de 3,5 mil animais representando mais de 20 raças zebuínas, taurinas e sintéticas, de mais de 450 criadores, de mais de 1.000 propriedades de todo país. Destaque para as exposições nacionais das raças bovinas de corte que acontecerão durante a feira: Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil, Exposição Nacional da Raça Pardo-Suiço Corte, Exposição Nacional da Raça Angus, Exposição Nacional da Raça Blonde D´Aquitaine, Exposição Nacional da Raça Santa Gertrudis, Exposição Nacional da Raça Guzerá, que este ano estará comemorando o seu jubileu de ouro na Feicorte, Exposição Interestadual da Raça Brahman e a Exposição Regional das Raças Nelore e Nelore Mocho.

A Feicorte 2006 trará ainda o Congresso Internacional, que este ano estará focado no gerenciamento das propriedades e na gestão de pessoas, palestras, workshops, intensa programação de leilões, julgamentos e premiações, cozinha interativa com a presença de chefs de cozinha preparando diferentes cortes da carne bovina, além das novidades provenientes da parceria com as feiras nacionais Fenagro, Expointer, Expogrande, Pec Nordeste e a internacional Royal Winter Fair do Canadá.

“A Feicorte trará a mais recheada programação de eventos envolvendo todos os setores da cadeia produtiva da carne, à disposição dos mais de 40 mil visitantes do Brasil e de mais 50 países”, afirma Cristina Bertelli.

Mais informações pelo formulário abaixo, pelo telefone (11) 5067 6767 ou pelo site www.agrocentro.com.br/feicorte.

Os comentários estão encerrados.