O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está tentando mais uma vez lançar uma lei formal definindo o que é gado alimentado a pasto (grass fed) e o que não é, informou a Livestock Marketing Association (LMA) em seu site na internet (www.lmaweb.com).
Há quatro anos, o USDA disse que este termo significava que o animal tinha passado pelo menos 80% de sua vida com uma dieta de pasto. No entanto, os produtores de gado criado a pasto do país não estão satisfeitos com esta definição, dizendo que alguns criadores podem colocar seus animais em estabelecimentos de engorda por um período prolongado e ainda chamar o animal de gado criado a pasto, explicou o LMA.
A nova regra do USDA, que deverá ser divulgada nesta semana, deverá dizer que o animal precisa passar pelo menos 99% de sua vida com uma dieta à base de pasto ou forragens para ser chamado de criado a pasto. Alguns grupos dos EUA estão demandando regras mais rígidas para proteger este nicho de mercado das grandes operações comerciais de engorda que tentam usar a designação de animal criado a pasto em seus produtos.