Fenagro: Limousin rende bons negócios em Salvador
2 de dezembro de 2002
Programa de combate à raiva é lançado em MS
4 de dezembro de 2002

EUA: aumento de preço da carne bovina foi causado pelo declínio na produção

O rápido aumento dos preços da carne bovina dos Estados Unidos ocorrido na semana passada parece ser temporário e não deverá atingir os supermercados, mas há sinais de que os consumidores pagarão mais pelo produto no próximo ano, segundo anunciado por analistas da indústria.

Os preços da carne bovina no atacado subiram mais de 8% na semana passada em resposta ao fechamento de plantas, a uma parada nos carregamentos de carne bovina de uma fábrica canadense aos EUA, bem como ao adiantamento dos supermercados em comprar carne antes dos feriados.

Porém, enquanto os analistas esperam uma correção dos preços da semana passada, eles disseram que a expectativa de longo prazo é de um aumento nos preços da carne bovina. “Os consumidores deverão estar diante de preços mais altos das carnes. A carne bovina parece ser a líder no aumento dos preços no varejo”, disse o analista da indústria de carnes do Centro de Informação e Comercialização de Gado de Corte, Jim Robb.

Os preços da carne bovina deverão aumentar porque há menos bovinos para a produção. Os pecuaristas reduziram a produção após terem sofrido por mais de um ano perdas com a venda de seus animais. Segundo anunciado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na sexta-feira passada, há nos EUA 10,74 milhões de bovinos, 9% a menos do que no ano passado.

O USDA anunciou na semana passada o preço dos cortes de carne bovina, medido com base nos preços do varejo, para carcaças entre 340,194 a 408,233 quilos, que estava em torno de US$ 269,45 por 100 quilos, US$ 20,48 a mais do que na semana anterior e o valor mais alto dos últimos oito meses.

O aumento nos preços da carne bovina seguiu o fechamento determinado pelo USDA da fábrica da Swift and Co., localizada em Greeley, Colorado. A fábrica, que abate mais de 5500 bovinos por dia, foi fechada de sexta-feira a quarta-feira devido às preocupações relacionadas aos procedimentos de segurança dos alimentos. Na última quarta-feira o USDA determinou que a fábrica poderia ser reaberta.

A parada na sexta-feira dos carregamentos feitos aos EUA pela fábrica da Tyson Foods Corp. de Alberta, Canadá esteve contribuindo com o aumento dos preços da carne bovina. Preocupações relacionadas aos procedimentos de inspeção estimularam esta parada.

Além disso, o aumento dos preços da carne bovina na semana passada esteve relacionado à corrida dos supermercados e restaurantes para comprar o produto antes do feriado do Dia de Ação de Graças do dia 28 de novembro.

As fábricas de carne bovina se beneficiaram com o aumento dos preços da semana passada, apresentando aumento de 8 pontos em seu rendimento.

Fonte: Reuters (por Bob Burgdorfer), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.