A indústria de carnes da Índia está depositando suas esperanças na visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao país, com relação à sua oferta de entrar no lucrativo mercado de carnes russo, de olho no gigantesco potencial de exportação que existe naquela região.
“Estão sendo feitos esforços com o objetivo de entrarmos no mercado de carnes da Rússia e a visita do presidente Putin será crucial para fazermos qualquer progresso”, disse o membro da Associação de Exportadores de Carnes e Animais Domésticos da Índia, Irfan Allana. Ele disse que, no último ano, os russos inspecionaram os abatedouros indianos e a Índia vem tentando convencê-los da eficácia em termos de qualidade e preços de seus produtos.
Allana, cuja companhia Allanasons é a maior exportadora de carnes do país, com uma participação de 54% do mercado, disse que se o mercado de carnes da Rússia se abrir para a Índia, o potencial é enorme, uma vez que as importações de carnes deste país equivalem a duas vezes o total de carne exportada pela Índia.
Atualmente, a maior parte das importações de carne da Rússia é provida pela União Européia (UE), mas os exportadores indianos acham que, depois que os animais da Europa foram afetados pela encefalopatia espongiforme bovina (EEB) nos últimos anos, a Índia conquistou uma boa chance de penetrar em novos mercados, devido a seu status de livre da doença.
Allana disse que no ano passado a Índia já conseguiu montar uma base em outros países da Antiga União Soviética (CIS), como Georgia, Azerbaijan, Armênia e Tajikistan e que “não há razão para a Rússia não querer a carne indiana, que é limpa e saudável”.
Os exportadores de carne da Índia disseram que, se a Rússia não conseguir obter o acesso desejado para seu trigo na UE e procurar novas fontes de compra de carnes, a Índia pode ser uma opção.
Fonte: Asia Pulse, adaptado por Equipe BeefPoint