Médicos pesquisadores da Universidade College London concluíram que a doença encefalopatia espongiforme bovina (EEB) – que causa degeneração do sistema nervoso em bovinos e é fatal – pode causar dois tipos diferentes da forma humana da doença, chamada de Doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD).
Os pesquisadores, liderados por John Collinge, conduziram experimentos em ratos para investigar a ligação entre a EEB e a CJD. Acredita-se que o consumo de carne bovina infectada com EEB é a causa da nova variante de CJD. Agora, acredita-se que a EEB pode também ser responsável pela CJD esporádica, um tipo diferente da doença.
A pesquisa, publicada no periódico European Molecular Organisation pode significar grandes mudanças no que se refere à orientação à pacientes portadores da CJD esporádica bem como a seus familiares.
Os resultados da pesquisa foram derivados de um estudo contínuo de longo prazo com ratos em laboratório adaptados à proteína humana do príon, foram injetados no cérebro usando-se material infectado com EBB. Alguns animais mostraram uma característica molecular indistinguível para a EEB humana; outros mostraram uma característica igual à deixada por um dos três tipos de CJD esporádica.
No Reino Unido, cerca de 120 pessoas morreram da nova variante da CJD. As mortes causadas pela CJD esporádica que foram reportadas na Inglaterra nos anos noventa chegaram a 60 por ano entre 1997 e 1999, muito mais do que os 28 casos da CJD em 2000, o ano em que a doença atingiu seu pico de ocorrência até agora.
Oficiais de saúde pública estão demandando uma revisão para determinar a verdadeira escala de casos de CJD relacionados à EEB e alguns cientistas do Reino Unido acham que todos os britânicos precisam ser testados para a doença. O padrão de infectividade é marcadamente diferente entre a CJD esporádica e a CJD antes conhecida, o que significa que a vigilância agora se tornará mais complicada. Não há ainda testes sangüíneos disponíveis.
O governo do Reino Unido examinará as novas descobertas, enquanto o Departamento de Saúde poderá aumentar seu esquema de compensação às famílias afetadas pela CJD.
Fonte: MeatNews.com e Guardian Unlimited (por James Meikle), adaptado por Equipe BeefPoint