Ciclo de palestras da Expo Três 2006 – Três Lagoas/MS
1 de junho de 2006
O Itamaraty e as frutas chilenas
5 de junho de 2006

Farelo de amendoim com segurança na formulação. Tema de fórum de curso online que está com nova versão.

Sabendo dos problemas de micotoxinas proveniente do farelo de amendoim, qual seria a melhor solução para o usarmos com segurança nas formulações?
Uma grande atenção precisa ser tomada quando for utilizar este produto na dieta animal. A primeira atitude que se deve ter é buscar informações sobre o fornecedor e de clientes que sempre compram dele podem evitar transtornos.

Não resolve definitivamente, mas é preciso ser rigoroso com a carga, examinando muito bem a qualidade (aparência, umidade, odor, temperatura, etc.) e retornar se não estiver 100%.

Há também kits para medir a presença de aflatoxina, mas a amostragem, ainda que bem feita, pode falsear o resultado. Passando por esses crivos, é um excelente farelo protéico. Saiba mais!

“Na coleta de amostras de forragens fenadas, por que a amostra tem que ser do centro de cada fardo? Não poderia picar parte do fardo e coletar a amostra?”
De fato, sua estratégia poder garantir uma amostra mais representativa de cada fardo individualmente.

A idéia por trás da coleta no centro é ter o resultado do valor nutritivo de um local onde não há exposição direta ao ambiente, que seria o centro da amostra.

Neste caso, é possível que essa amostragem represente melhor o lote, pois há mais fardos que estão protegidos pelos outros fardos do que os fardos expostos (das extremidades do local de armazenamento).

Se fosse usado exatamente um desses fardos expostos para fazer a análise, a qualidade do lote poderia ser depreciada indevidamente. Saiba mais!

“Na manipulação de material congelado (alimento, fezes, forragens, etc), geralmente ocorre liberação de líquido no descongelamento. Qual a melhor maneira para a pré-secagem sem alterar os resultados?”
O ideal é ter o peso antes do congelamento. Grande parte do líquido que escorre desses materiais é água da própria amostra que, com o congelamento, extravasa.

Portanto, acho que devemos ter cuidado para incluir essa parte líquida na pesagem inicial. Outra parte é de condensação da umidade do ar do ambiente e acaba sendo um erro inerente.

Esse seria um dos fatos porque o uso constante de condicionadores de ar em laboratório, que, além de tirar o efeito da temperatura, também reduz a umidade, é recomendado. Saiba mais!

*Conteúdo extraído do fórum de debates da última versão deste treinamento.

Os comentários estão encerrados.