Rede inglesa suspende venda de carne brasileira
8 de junho de 2006
Empório Santa Maria vende Linha do Chef Nelore Natural
12 de junho de 2006

Austrália: exportações de carne caíram 4% em maio

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália durante o mês de maio caíram 4% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 86,7 mil toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura. Similarmente, os envios para os primeiros cinco meses de 2006 caíram 3% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 362,1 mil toneladas.

Segundo as informações divulgadas pelo Meat and Livestock Australia (MLA), as exportações australianas de carne bovina para o Japão durante o mês de maio totalizaram 36,5 mil toneladas, 6% a menos do que em maio de 2005, principalmente devido à uma queda na demanda. As vendas nos primeiros cinco meses do ano caíram 9% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 160,7 mil toneladas.

As exportações australianas para os Estados Unidos em maio caíram 28%, para 27,7 mil toneladas, devido ao aumento na oferta e à queda na demanda. As exportações aos EUA nos primeiros cinco meses do ano caíram 10% com relação aos níveis de 2005, para 120,4 mil toneladas.

As exportações para Coréia em maio foram de 12,9 mil toneladas, 87% a mais do que no mesmo período do ano anterior, uma vez que os coreanos continuam buscando a carne australiana devido à ausência do produto norte-americano. As exportações totais no período de janeiro a maio deste ano aumentaram 26%, para 48,1 mil toneladas – o maior volume no acumulado do ano registrado até agora.

Apesar de as exportações de carne bovina australiana para Taiwan terem caído 5% em maio, para 2,6 mil toneladas, após a retomada das importações de carne bovina dos EUA, as exportações australianas nos primeiros cinco meses do ano permaneceram altas – 3% a mais do que em 2005, ficando em 10,7 mil toneladas.

As exportações de carne bovina da Austrália para a Indonésia no mês de maio dobraram, para mil toneladas – elevando o total exportado de janeiro a maio em 9%, para três mil toneladas. Similarmente, os envios de carne bovina para a Comunidade dos Estados Independentes (CIS), antiga União Soviética, aumentou pelo segundo mês consecutivo, ficando em 1,7 mil toneladas – mais que seis vezes os volumes exportados em maio de 2005.

Os comentários estão encerrados.