Depois de cair a R$ 55,00 no dia 29 de novembro, a arroba do boi gordo voltou a subir e foi cotada nesta quarta-feira (11) a R$ 57,00 no Paraná. A informação é do analista da Scot Consultoria, Fabiano Ribeiro Tito Rosa. A valorização foi de 3,5% na última semana. A explicação para a alta é a escassez no mercado de boi terminado a pasto.
Outro fator de pressão é o aumento no consumo da carne. ”Os frigoríficos estão buscando mais bois porque o consumidor está utilizando o 13o salário para comprar carne”, disse. Os Estados do Norte possuem boi de pasto pronto para comercializar, mas os criadores estão retendo os animais a espera de novas altas.
A alta no preço do boi deve chegar ao varejo nos próximos dias. O analista acredita que o mercado continue agitado, com novas valorizações, até a semana que vem. ”Com as festas de fim de ano, a situação fica mais morna”, afirmou. Como os criadores comercializaram bois mais leves quando o preço caiu, é possível haver um novo período de escassez em fevereiro, quando estes animais estariam terminados.
No atacado, a demanda das festas de fim de ano enxugou as escalas. ”Há pouca carne disponível, por isso, o preço subiu e elevou a cotação do boi”, informou o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Paraná (Sindicarne), Péricles Salazar. Ele não acredita em novas altas.
No último mês, segundo ele, o preço do boi caiu 3,5%. A dianteira bovina, em contrapartida, subiu 5,6%; o traseiro caiu 2,4% e a ponta de agulha desvalorizou 12,5%. ”Não há espaço para novas altas na cotação do boi”, opinou.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Carolina Avansini), adaptado por Equipe BeefPoint