Uma combinação de atividades de marketing do Meat and Livestock Australia (MLA) e de promoções nas lojas da carne bovina australiana (Aussie Beef) levou muitos japoneses a escolher este produto para celebrar o Dia dos Pais, comemorado em 18 de junho, neste ano. Enquanto 70% da carne bovina comprada no varejo do Japão na semana do Dia dos Pais de 2005 era australiana, neste ano a participação do produto subiu para 76%.
O Dia dos Pais é o segundo maior período de consumo de carne bovina no Japão, após o Natal. Na semana de 12 a 18 de junho deste ano, as vendas de carne bovina por 1000 pessoas no Japão aumentaram bastante com relação à semana anterior – em 3,9 quilos, para um total de 15,2 quilos.
No caso da carne bovina australiana, as vendas aumentaram 3,9 quilos, para 11,5 quilos, mostrando que o aumento foi inteiramente devido às maiores vendas do produto australiano. Em 2005, o consumo de carne bovina australiana aumentou 29% na mesma semana .
O aumento no consumo coincidiu com uma importante campanha de marketing feita pelo MLA Japão para maximizar as vendas durante o período de pico no consumo. A campanha envolveu demonstrações de culinária nas lojas e publicidades na imprensa impressa.
As informações são do Meat and Livestock Australia (MLA).