Insituto Pró-Carne firma parceria com Fefa/MT
3 de julho de 2006
Beef quality assurance: carne bovina segura e com qualidade
5 de julho de 2006

Missão da UE chega hoje a MT

Missão da União Européia (UE), acompanhada de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), chega hoje a Mato Grosso para vistoriar o serviço de defesa sanitária animal do Estado. Dois municípios – Tangará da Serra e Pedra Preta – receberão a visita dos técnicos, que irão auditar frigoríficos e visitar algumas propriedades rurais.

Não está descartada a visita às unidades regionais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) – órgão responsável pela política de sanidade animal e vegetal do Estado – e a outros segmentos que compõem o elo da cadeia produtiva da carne.

Segundo o responsável pela Área Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Luís Carlos Meister, tudo o que estava previsto pela comunidade internacional foi feito com eficiência pelo Indea e pecuaristas e, por isso, “acreditamos em uma avaliação positiva dos técnicos”.

O presidente do Indea, Décio Coutinho, lembrou que a liberação de novas áreas para exportação de carne à UE não depende só de Mato Grosso. “Estamos fazendo a nossa parte, mas a liberação passará por uma avaliação global sobre tudo o que vem sendo feito no país. Se o parecer for positivo, temos grandes chances de ampliar a área para exportação da nossa carne para o mercado europeu”, frisou.

Atualmente, de acordo com levantamento do Indea, 49% dos municípios mato-grossense não estão habilitados a exportar carne para a União Européia.

As informações são do jornal Diário de Cuiabá.

Os comentários estão encerrados.