Já estão reservadas as 50 mil doses de vacina antiaftosa que serão doadas pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para imunização de bovinos de 0 a 12 meses em locais considerados estratégicos como assentamentos, aldeias indígenas e periferias dos municípios de Mato Grosso do Sul. A vacinação deve ser feita de 1 a 28 de fevereiro.
O diretor do Iagro, Alexandre Krabbe, disse que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já garantiu que não haverá problemas por falta de vacinas, ao contrário do que aconteceu na segunda etapa de vacinação do ano passado.
Krabbe alertou que a vacinação de bezerros é fundamental, porque a imunidade natural, transmitida através da amamentação, só dura até os três meses. “É o que chamamos de prima vacinação”, explica. No ano passado, a suspensão da primeira etapa de vacinação chegou a ser pleiteada por produtores rurais que alegavam dificuldades de manejo e que os mesmos animais seriam vacinados novamente na segunda e terceira etapa de vacinação ao longo do ano.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint