Segundo Bruxelas, a notícia de que novos focos de aftosa teriam sido identificados no estado paulista precisa ser esclarecida. Independente dos esclarecimentos dados pelo governo garantindo que estava apenas havendo monitoramento sorológico nas propriedades.
Os rumores de aftosa em São Paulo deixaram os europeus desconfiados sobre a sanidade no estado. Por isso uma missão de veterinários deve iniciar uma inspeção em São Paulo na segunda-feira, segundo o porta-voz da Comissão Européia para temas relacionados à segurança do consumidor, Phillip Tod. A missão inclui visitas a propriedades no estado de São Paulo e ao laboratório onde testes foram feitos no Rio Grande do Sul.
Segundo Bruxelas, a notícia de que novos focos de aftosa teriam sido identificados no estado paulista precisa ser esclarecida. Independente dos esclarecimentos dados pelo governo garantindo que estava apenas havendo monitoramento sorológico nas propriedades.
A Comissão tem insistido para o Brasil explicar que medidas está tomando para evitar a proliferação de casos de aftosa e de outras doenças. Sem a certeza sobre a sanidade do rebanho brasileiro, os europeus mantêm barreiras à carne produzida nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, países como a Irlanda e França pressionam para ampliar o embargo para outros estados. A notícia é do Estadão/Agronegócios.
Em uma nota oficial, do dia 8 de setembro, o Ministério da Agricultura garantiu que “não procede a informação de ocorrência de febre aftosa em propriedades rurais no estado de São Paulo” e que apenas monitoramentos sorológicos estavam sendo conduzidos. Mas os veterinários a UE preferiram fazer uma nova vistoria.
Amanhã, em Bruxelas, a situação no Brasil ainda será alvo de um debate entre os veterinários. A discussão, porém, não se limitará à febre aftosa e incluirá uma avaliação sobre o programa de resíduos do governo e a situação fitossanitária das exportações de peixes. Não está descartada que novas medidas de controle dos produtos brasileiros ou mesmo um novo embargo seja anunciado.
0 Comments
Esta é uma notícia muito auspiciosa. A vinda de uma missão da UE ao nosso estado, apesar dos insistentes desmentidos do Mapa, apenas reforça o conceito de baixa confiabilidade do nosso serviço sofrível de defesa sanitária animal. Sejam bem vindos senhores, e busquem a fundo nossas fragilidades e coloquem cada vez mais restrições às nossas carnes, para o desespero de nossos pobres coitados produtores. Os nossos governantes não estão nem aí…
Nós que trabalhamos na área, fazemos o possível e o impossível, mas enfim eles… Quando nós tomamos medidas que não agradam ninguém, principalmente os políticos de plantão e empresários inescrupulosos somos vistos como vilões. Afinal, quem gosta de ser fiscalizado? Com certeza, ninguém. E quem faz a lição de casa certinha? Infelizmente poucos.
Então senhores auditores, venham que serão bem recebidos por nós que acreditamos nos nossos trabalhos. Agora, os nossos políticos, governantes, empresários etc., só Deus sabe.
MV Francisco Pereira Neto