O Iagro/MS liberou o trânsito de bovinos entre Japorã, Eldorado e Mundo Novo (MS), municípios que registraram focos de aftosa no ano passado. O trânsito está liberado para as finalidades de cria, recria e engorda.
O Iagro/MS liberou o trânsito de bovinos entre Japorã, Eldorado e Mundo Novo (MS), municípios que registraram focos de aftosa no ano passado. O trânsito está liberado para as finalidades de cria, recria e engorda, como forma de minimizar as restrições à pecuária, informou notícia do Correio do Estado/MS.
A decisão foi baseada em posição do Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas em Mato Grosso do Sul (Gease). “Depois dos exames de sorologia, já realizamos mais de 1,5 mil inspeções nas propriedades dos três municípios com vistorias na boca e patas dos animais e não há nenhuma anormalidade na região. Então, o Gease optou por liberar o trânsito de bovinos de cria, recria e engorda entre Japorã, Eldorado e Mundo Novo”, explicou o diretor presidente do Iagro, João Cavalléro.
Cavalléro lembrou que o trânsito interno de bovinos pode aliviar a situação da pecuária na região, uma vez que muitos produtores necessitavam da liberação para manejar o rebanho em busca de melhores pastagens.
Os proprietários interessados em transitar o rebanho nos três municípios devem requerer autorização da unidade veterinária do Iagro no local de origem dos animais com no mínimo 72 horas de antecedência. O Iagro realizará análises de risco, bem como inspeção clínica nos animais a serem movimentados, antes de aprovar o trânsito.