Representantes da NALF visitam a ABCL
10 de fevereiro de 2003
MG: cotação da arroba permanece em alta apesar da safra
12 de fevereiro de 2003

Preços agrícolas sobem em SP

Em São Paulo os preços agrícolas subiram 2,62% na primeira quadrissemana de fevereiro, com acréscimo de 1,47 ponto percentual em relação ao mês de janeiro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), manteve a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados, 12 apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, tomate, boi gordo, leite e ovos), enquanto seis tiveram reduções (amendoim, milho, soja, trigo, aves e suínos). O destaque de alta foi o preço do tomate (+33,99), enquanto a maior queda foi verificada na cotação das aves (frango) (-10,69%).

Entre os produtos vegetais, observou-se aumento nos preços de todos os subgrupos, fazendo com que o preço do grupo tivesse alta de 3,85%. Já no segmento de produtos animais, o crescimento nos preços de boi gordo, ovos e leite, compensado pela queda nas cotações de aves e suínos, contribuiu para elevar em 0,07% o preço do grupo. Segundo o diretor do IEA, Nelson Batista Martin, o resultado foi o crescimento de 2,62% no índice geral (IPR).

As cotações das aves (frango), que no final de 2002 se mantinham em ascensão, vêm apresentando expressiva queda em 2003, em função de oferta elevada e baixa demanda tanto interna quanto externa neste início de ano.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.