O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai treinar, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), técnicos das 27 delegacias federais de Agricultura para que possam repassar informações aos produtores sobre como se preparar para vender para o mercado externo.
“Temos que desenvolver ações para incluir os pequenos e médios agropecuaristas no esforço exportador do país”, disse ontem (20) o secretário-executivo do Mapa, Amauri Dimarzio, pouco depois de participar de reunião da Agência de Promoção das Exportações (Apex).
“Fomos convidados a ir na reunião da Apex e aproveitamos para falar sobre algumas idéias que temos para ampliar as exportações do agronegócio”, afirmou Dimarzio. No encontro o secretário-executivo sugeriu que o Mapa passasse a integrar a Apex. “A agropecuária tem forte presença nas exportações. No ano passado, o saldo da balança do setor foi de US$ 20,3 bilhões e a previsão é de que chegue a US$ 22,5 bilhões em 2003”, enfatizou.
Ele também sugeriu que fosse feito um mapeamento dos mercados que o Brasil pode conquistar e daqueles onde há possibilidade de expandir as exportações e defendeu a necessidade de que as embaixadas brasileiras tenham adidos de agronegócio. “Precisamos ter nas embaixadas pessoas que conheçam a agropecuária e, ao mesmo tempo, sejam especialistas em marketing para ajudar a vender o país no mercado internacional”.
Para o secretário-executivo, o governo e o setor rural devem criar um programa de marketing voltado às exportações. “Precisamos mostrar ao mundo que somos um grande parceiro no fornecimento de alimentos para os mais diferentes mercados. Hoje, 42% da área mundial agricultável estão na América Latina e a maior parte dela se encontra no Brasil. Por isso, temos condições de atender à demanda mundial por alimentos”.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint