Para a segunda etapa da vacinação anti-aftosa em 16 estados do Brasil, a indústria veterinária já disponibilizou 85,2 milhões de doses da vacina. No total, em 2006 já foram comercializadas mais de 274,5 milhões de doses.
Para a segunda etapa da vacinação anti-aftosa em 16 estados do Brasil, a indústria veterinária já disponibilizou 85,2 milhões de doses da vacina. No total, em 2006 já foram comercializadas mais de 274,5 milhões de doses. A informação é da Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo, SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o Mapa.
O estado que mais comprou vacinas contra a doença até o momento foi Goiás, com cerca de 37,3 milhões de doses comercializadas. Minas Gerais segue em segundo, com 32,4 milhões; Mato Grosso (27,7 milhões); Mato Grosso do Sul (27,6 milhões); Rondônia (21 milhões) e Pará (20,5 milhões).
Durante todo o mês de maio, quando aconteceu a primeira etapa, a indústria veterinária vendeu mais de 78 milhões de doses, um novo recorde na comparação com a etapa do ano anterior.
Para o presidente do Sindan, Emílio Salani, a expectativa é que a segunda etapa seja tão eficaz quanto a anterior. “Estamos no caminho para que o Brasil consiga finalizar o episódio aftosa. Mesmo com as dificuldades da pecuária e preços de mercado, a segunda etapa oficial deve atender às expectativas do setor pecuário. Para isso, a indústria veterinária não mediu e nem medirá esforços para que tudo transcorra na normalidade”, afirmou.
Com o atual quadro, a indústria veterinária prevê para 2006 um novo recorde na comercialização do produto, informou a assessoria de imprensa do Sindan. No ano passado, a comercialização atingiu 366,8 milhões de doses, para 2006, a previsão está entre 370 e 380 milhões de doses.