Eurep reconhece BPF da Sindirações
27 de outubro de 2006
E agora José?
31 de outubro de 2006

Embrapa apresenta 2º bezerro de clone bovino

A Embrapa aproveitou a feira de biotecnologia realizada no Campo Experimental Sucupira, em Brasília, para apresentar Galante, um bezerro de dois meses que é o segundo filho natural de um clone bovino da raça Simental, a fêmea Vitória, que já é mãe de Glória, hoje com dois anos.

A Embrapa aproveitou a feira de biotecnologia realizada no Campo Experimental Sucupira, em Brasília, para apresentar Galante, um bezerro de dois meses que é o segundo filho natural de um clone bovino da raça Simental, a fêmea Vitória, que já é mãe de Glória, hoje com dois anos. Segundo reportagem de José Carlos Mattedi, da Agência Brasil, a importância de Galante está na possibilidade de se obter várias gerações de Simental, normais, a partir de uma clonagem.

“Galante é o significado da validação da clonagem animal no Brasil”, comemorou o médico veterinário Maurício Machaim, pesquisador na área de reprodução animal da Embrapa-Cenargen (Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia), com doutorado em genética animal. O bezerro, segundo Machaim, tem sua importância por ser filho e primeiro macho de um clone bovino.

“Estamos construindo uma família gerada a partir de uma clonagem. No futuro, vamos usar o sêmen dele para inseminação e validar a sua fertilidade”, informou.

Para o médico veterinário, a importância de se trabalhar com a clonagem e a transgenia reside em três fatores: disponibilizar essas ferramentas aos produtores rurais para a multiplicação de animais de alto mérito genético, associando a reprodução a um melhoramento das matrizes reprodutoras e em maior escala; produzir proteínas em benefício da saúde humana; e utilizar a reprodução para evitar o fim de raças ameaçadas de extinção.

Os comentários estão encerrados.