O governador Germano Rigotto, afirmou ontem (03), no 2o Encorte, em Santa Maria, que o RS poderá reduzir a carga tributária sobre a carne bovina se isso representar maior competitividade e aumento na geração de divisas. “Assim, o crescimento de receita compensará as perdas, evitando queda na arrecadação”. Na palestra que proferiu Rigotto garantiu que os técnicos do governo estudam medidas de auxílio aos frigoríficos.
O primeiro dia de palestras do Encorte reuniu cerca de 400 produtores, técnicos e estudantes de ciências rurais. Outros sete debates técnicos ocorrem até amanhã (05), na UFSM, em Santa Maria. O coordenador, professor Saul Fontoura, explicou que a meta é apresentar técnicas já utilizadas que auxiliem na melhora da eficiência produtiva. O uso da ultrassonografia para avaliação de bovinos de corte in vivo foi abordado pelo zootecnista Jaime Tarouco. A técnica utilizada por integrantes da Conexão Delta G começa a ser explorada na região Central.
Também foi apresentado o plano diretor da propriedade de Roberto Leitão, em São Vicente do Sul, eleita pela Federacite propriedade do ano na Expointer 2002. Experimentos com terneiros e avaliação de gramíneas anuais estivais com diferentes doses de nitrogênio completam o programa.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint