MS: Maciel e governador avaliam criação de zona tampão
9 de fevereiro de 2007
BM&F firme, correspondendo ao mercado físico
13 de fevereiro de 2007

Análise Gráfica – contrato futuro boi gordo: 12-02-2007

Tendência Semanal: Alta. Tendência Diária: Alta. Comentários: BGIG07 (mais líquido -Fevereiro): O fenômeno denominado backwardation continua, como comentei na análise anterior, e se resume na diminuição dos preços de commodities futuras onde o esperado é que os preços aumentem.

Tendência Semanal: Alta.

Tendência Diária: Alta.

Comentários:

BGIG07 (mais líquido -Fevereiro):

O fenômeno denominado backwardation continua, como comentei na análise anterior, e se resume na diminuição dos preços de commodities futuras onde o esperado é que os preços aumentem. No caso do Boi Gordo, espera-se que devido aos custos de alimentação, armazenagem, seguros, cuidados veterinários, etc…o “normal” é que o valor dos contratos futuros aumente e o que vemos é exatamente o contrário, o valor do contrato de fevereiro é maior que o de março, e o preço vai diminuindo até maio. As explicações são muitas, oferta e demanda, sazonalidade, e outras, mas o fato é que o operador sabe se aproveitar desta situação operando o “spread”, a diferença entre dois contratos com entrega em meses diferentes.

A congestão que acompanhávamos no gráfico semanal foi rompida em seu limite superior, com bom volume financeiro semana passada. A tendência nesta periodicidade portanto é de alta, no entanto é necessário um certo cuidado com este tipo de rompimento. Em geral alguma realização de lucros ocorre, e se os fundamentos estão por trás do movimento de alta que acompanhamos, a tendência seguirá mesmo após a realização de lucros. Portanto seria mais seguro aguardar uma correção antes de abrir posições compradas para quem opera nesta periodicidade.


O gráfico diário continua sua alta já estabelecida como vemos pelos sucessivos Ross Hooks (Rh) ou classicamente através dos topos e fundos ascendentes. Aqui também, o ideal é aguardar alguma correção para entrar. Como vemos após o último Rh houve duas barras de correção e então a entrada se deu no rompimento da última.


Lembro que as análises têm apenas fins educacionais e não constituem recomendações de compra ou venda.

Uma ótima semana a todos!
Rogério.
www.tradingeducators-latam.com

Os comentários estão encerrados.