O Uruguai pediu um aumentou de quatro vezes em sua cota, para 80 mil toneladas. A atual cota, de 20 mil toneladas, vem sendo repetidamente ultrapassada desde o retorno da carne bovina uruguaia ao mercado dos EUA em 2003.
Durante a recente visita do presidente dos Estados Unidos George Bush ao Uruguai, o Ministério da Agricultura do país pediu que os EUA considerassem aumentar a cota de exportação uruguaia de carne bovina.
De acordo com o World Beef Report, o Uruguai pediu um aumentou de quatro vezes em sua cota, para 80 mil toneladas. A atual cota, de 20 mil toneladas, vem sendo repetidamente ultrapassada desde o retorno da carne bovina uruguaia ao mercado dos EUA em 2003, com as importações fora da cota pagando uma tarifa de 26,4%.
A proposta do governo uruguaio é redistribuir a cota de outros países que não estão atualmente usando toda a sua alocação, não aumentando, desta forma, a cota total dos EUA. Bush disse que os EUA vão avaliar a proposta do Uruguai, mas que qualquer mudança na cota teria que ser aprovada pelo Congresso.
A reportagem é do site do Meat and Livestock Austrália (MLA).